quarta-feira, 28 de março de 2007

Tipos de Suturas(parte 03)

3.Suturas Serreadas: possui bordas articulares unindo-se em linhas denteadas




Tipos de Suturas(parte 02)

2.Suturas Escamosas: possui bordas articulares encaixado-se em bisel

Tipos de Suturas(parte 01)

Aprendemos hoje(28/03/07) na aula da Carol sobre artrologia algo que esqueci de citar sobre as SUTURAS(articulações fibrosas do tipo sutura).



Estas por sua vez podem ser divida em 3 tipos:



  1. Suturas Planas: possui bordas articulares retilineas. EX: internasal

Exemplo de Articulações Fibrosas do tipo sinostose

Radio e Ulna

Tibia e Fibula


segunda-feira, 26 de março de 2007

Articulaçoes Fibrosas(parte 03)

3. Sindesmose: Nessa classe o meio de uniao entre os ossos é feito pelo tecido fibroso ou pelo tecido elástico e até mesmo os dois juntos. Exemplo disso ocorre nos corpos dos metacarpianos do cavalo.

O radio e ulna, tíbia e fíbula do cavalo são ossos em justaposição unidos por tecido fibroso que com o passar da idade do cavalo sofre um processo de ossificação denominado sinostose.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Articulaçoes Fibrosas(parte 02)

2. Gonfose: A gonfose não é corretamente considerada uma articulação,pois os dentes não fazem parte do esqueleto. Este termo,portanto é utilizado para a implantação dos dentes nos alvéolos.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Articulaçoes Fibrosas(parte 01)

Estas articulações estão unidas por meio de um tecido fibroso o qual impede os movimentos, estas, portanto são denominadas articulações imóveis ou fixas. Portanto, não apresentam cavidade articular. A maioria dessa articulações é temporaria, pois com o passar do tempo ocorre ossificação resultando numa sinostose.
Obs: Sinostose é a união óssea de ossos normalmente distintos.



Este tipo de articulação possui 3 principais classes:
  1. Sutura: Relacionado a articulações da cabeça que possuem ossos adjacentes que serão unidos por tecido fibroso(ligamentos suturais)


Fonte: Anatomia dos Animais Domesticos vol.1 cap03

terça-feira, 13 de março de 2007

A displasia coxofemoral está ligado a qual tipo de articulação?

A articulação coxofemoral é uma articulação do tipo sinovial. Pois estas articulações estão relacionadas na maioria das vezes a membros que possuem grande mobilidade, portanto deve haver um livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isso seria impossível se entre essas articulações possuísse um meio de ligação fibroso ou cartilaginoso, pois ambas possuem pequena mobilidade.


Algo a mais sobre as articulações sinoviais

As articulações sinoviais possuem outras três características básicas:



  1. Cartilagem articular: é a cartilagem do tipo hialino que reveste as superfícies em contato de uma articulação (superfície articular), ou seja, essa cartilagem articular é aquela que não foi ossificada, portanto possuem um aspecto liso e coloração esbranquiçada. Esta não possui vasos e nem nervos, isso faz com que sua nutrição torna-se precária ocasionando difícil regeneração no caso de lesões.

  2. Cápsula articular: esta é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial. Possuem duas camadas:

2.1 Membrana fibrosa (externa): Esta possui maior resistência por causa de alguns ligamentos existentes para reforçá-la.

2.2Membrana sinovial (interna): Esta é bastante vascularizada e com grande quantidade de nervos. Tem como função a produção do liquido sinovial que nutre lubrifica as cartilagens articulares.


3.Cavidade articular: é o espaço entre as superfícies articulares, estando preenchido pelo líquido sinovial.


Fonte:http://www.icb.ufmg.br/mor/anatefis/introducao_Anatomia.htm;
Imagem tirada do livro: Histologia Básica

sexta-feira, 9 de março de 2007

Displasia coxofemoral

Nesta imagem podemos observar novamente uma articulação com e sem displasia coxofemoral.
Lembrando: Esta articulação liga a bacia aos membros traseiros do animal.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Problemas nas articulações(parte 01)


  1. Displasia Coxo-Femoral: É uma má formação na articulação coxofemoral que faz a ligação entre a bacia e os membros traseiros. A má formação é devido as alterações nas estruturas que auxiliam na manutenção da articulação coxofemoral. Esta displasia ocorre mais freqüentemente em raças de grandes e em animais que possuem crescimento muito rápido. O animal que possui esta displasia sente muitas dores, anda imperfeito e isso tudo acaba afetando sua resistência.





Sem sinais de displasia











Com sinais de displasia

Fonte:http://dosfluentes.planetaclix.pt/displasia1.htm

quarta-feira, 7 de março de 2007

Artrologia(Estudo das articulações)

Articulações

Formada pela união de dois ou mais segmentos ósseos ou cartilagens por outro tecido.
A parte fundamental da maioria das articulações são os ossos, porém podemos ter também um osso e uma cartilagem, ou duas cartilagens podendo formar uma articulação. O tecido fibroso e cartilaginoso é quem faz essa união para a formação de uma articulação.
Para definir os tipos de articulações, deve-se analisar a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam.
Tipos de articulações:
1. Fibrosas: Estas articulações estão unidas por meio de um tecido fibroso o qual impede os movimentos, estas, portanto são denominadas articulações imóveis ou fixas.
2. Cartilaginosas: Nestas articulações os ossos estão unidos por fibrocartilagens ou cartilagem hialina, ou seja, o tecido que se interpõe entre essas articulações é a cartilagem.
3. Sinoviais: Estas articulações têm a presença de um liquido intra-articular denominada sinóvia, ou liquido sinovial isto para que haja uma movimentação desejável. São denominadas articulações moveis ou verdadeiras.

Fonte: Anatomia dos Animais Domesticos vol.1 capitulo 3