A articulação coxofemoral é uma articulação do tipo sinovial. Pois estas articulações estão relacionadas na maioria das vezes a membros que possuem grande mobilidade, portanto deve haver um livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isso seria impossível se entre essas articulações possuísse um meio de ligação fibroso ou cartilaginoso, pois ambas possuem pequena mobilidade.
Algo a mais sobre as articulações sinoviais
As articulações sinoviais possuem outras três características básicas:- Cartilagem articular: é a cartilagem do tipo hialino que reveste as superfícies em contato de uma articulação (superfície articular), ou seja, essa cartilagem articular é aquela que não foi ossificada, portanto possuem um aspecto liso e coloração esbranquiçada. Esta não possui vasos e nem nervos, isso faz com que sua nutrição torna-se precária ocasionando difícil regeneração no caso de lesões.
- Cápsula articular: esta é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial. Possuem duas camadas:
2.1 Membrana fibrosa (externa): Esta possui maior resistência por causa de alguns ligamentos existentes para reforçá-la.
2.2Membrana sinovial (interna): Esta é bastante vascularizada e com grande quantidade de nervos. Tem como função a produção do liquido sinovial que nutre lubrifica as cartilagens articulares.
3.Cavidade articular: é o espaço entre as superfícies articulares, estando preenchido pelo líquido sinovial.
Fonte:http://www.icb.ufmg.br/mor/anatefis/introducao_Anatomia.htm;
Imagem tirada do livro: Histologia Básica
Nenhum comentário:
Postar um comentário