segunda-feira, 2 de abril de 2007

Articulações Cartilaginosas(parte 01)

Vimos com a Professora Carol na aula de osteologia que o esqueleto dos animais é um conjunto de osso, cartilagens e ligamentos que interligam fomando a estrutura do corpo dos animais.




As articulações cartilaginosas estao unidas por fibrocartilagens ou cartilagem hialina, e a espécie de movimento e a quantidade destes estão relacionadas a formas articulares e a flexibilidade do meio de união.

Classificam-se nos seguintes tipos:

  1. Sincondrose(articulãção de cartilagem hialina): Este tipo de articulação é considerado temporário, pois a cartilagem hialina transforma-se em osso antes da idade adulta.(Vimos na aula de Ciências Morfológica com a Carol que a formação de um osso por meio de um tecido cartilaginoso origina um osso cartilaginoso, e este processo denomina-se ossificação endocondral).Nos animais jovens as epífases e diáfases de um osso longo estão unidas por uma placa epifisária cartilaginosa.A fusão ossea occorre na fase adulta e a articulação desaparece. A cartilagem hialina é substituida por osso quando acabar o crescimento do animal.

Ilustrações retiradas do livro: "Anatomia dos Animais Domésticos"

pag:34 e 35 vol.1

Foto1: Secção sagital das falanges de um potro


Foto2: Secção sagital da estremidade distal do terceiro metacarpo e extremidade proximal da falange do ptro de seis meses.



Legenda:


A-Diáfase do terceiro metacarpiano


B-Substância compacata(cortical)


C-Substãncia esponjosa


D-Epífase distal do terceiro metacarpiano


E-Cavidade articular


F-Lãmina de cartilagem episiária da extremidade proximal da falange proximal.


G-Diáfase da falange proximal

Um comentário:

Unknown disse...

olá. Não esqueça que as articulaçoes cartilaginosas além da sincondrose (cartilagem hialina) tem também a sínfise (que é a cartilagem fibrosa).

Beijos.