"Blog concluido"
quarta-feira, 23 de maio de 2007
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Osteoartrite Canina
Joelho
Cotovelo
Carpo ("punho")
Cadeira
Articulações entre as vértebras na espinha
A forma mais comum de osteoartrite é a secundária, que pode estar ligada à idade, machucados, inflamação ou obesidade,entre outros. Atualmente a osteoartrite canina ainda não tem cura, mas é possível tratar a dor e a inflamação.
A osteoartrite causa muita dor, alterando o comportamento do animal. EX:
*Rigidez
*Manqueira
*Relutância em se movimentar
*Reações de agressividade ou defesa ao toque
*Gemidos incomuns
*Tendência a ficar quieto num canto
Artigo tirado do site: www.merial.com.br
quarta-feira, 4 de abril de 2007
Articulações Cartilaginosas(parte 02)
Foto 01: As articulações presentes entre as vértebras é do tipo fibrocartilaginosas(discos intervertebrais).
Foto 02: Estas imagem ilustram claramente o disco intervertebral, que é uma articulação cartilaginosa do tipo fibroelastica
Foto 03: Sínfise Púbica
segunda-feira, 2 de abril de 2007
Articulações Cartilaginosas(parte 01)
- Sincondrose(articulãção de cartilagem hialina): Este tipo de articulação é considerado temporário, pois a cartilagem hialina transforma-se em osso antes da idade adulta.(Vimos na aula de Ciências Morfológica com a Carol que a formação de um osso por meio de um tecido cartilaginoso origina um osso cartilaginoso, e este processo denomina-se ossificação endocondral).Nos animais jovens as epífases e diáfases de um osso longo estão unidas por uma placa epifisária cartilaginosa.A fusão ossea occorre na fase adulta e a articulação desaparece. A cartilagem hialina é substituida por osso quando acabar o crescimento do animal.
Foto2: Secção sagital da estremidade distal do terceiro metacarpo e extremidade proximal da falange do ptro de seis meses.
Legenda:
A-Diáfase do terceiro metacarpiano
B-Substância compacata(cortical)
C-Substãncia esponjosa
D-Epífase distal do terceiro metacarpiano
E-Cavidade articular
F-Lãmina de cartilagem episiária da extremidade proximal da falange proximal.
G-Diáfase da falange proximal
quarta-feira, 28 de março de 2007
Tipos de Suturas(parte 01)
- Suturas Planas: possui bordas articulares retilineas. EX: internasal
segunda-feira, 26 de março de 2007
Articulaçoes Fibrosas(parte 03)
O radio e ulna, tíbia e fíbula do cavalo são ossos em justaposição unidos por tecido fibroso que com o passar da idade do cavalo sofre um processo de ossificação denominado sinostose.
sexta-feira, 23 de março de 2007
Articulaçoes Fibrosas(parte 02)
segunda-feira, 19 de março de 2007
Articulaçoes Fibrosas(parte 01)
Este tipo de articulação possui 3 principais classes:
- Sutura: Relacionado a articulações da cabeça que possuem ossos adjacentes que serão unidos por tecido fibroso(ligamentos suturais)
Fonte: Anatomia dos Animais Domesticos vol.1 cap03
terça-feira, 13 de março de 2007
A displasia coxofemoral está ligado a qual tipo de articulação?
- Cartilagem articular: é a cartilagem do tipo hialino que reveste as superfícies em contato de uma articulação (superfície articular), ou seja, essa cartilagem articular é aquela que não foi ossificada, portanto possuem um aspecto liso e coloração esbranquiçada. Esta não possui vasos e nem nervos, isso faz com que sua nutrição torna-se precária ocasionando difícil regeneração no caso de lesões.
- Cápsula articular: esta é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial. Possuem duas camadas:
2.1 Membrana fibrosa (externa): Esta possui maior resistência por causa de alguns ligamentos existentes para reforçá-la.
2.2Membrana sinovial (interna): Esta é bastante vascularizada e com grande quantidade de nervos. Tem como função a produção do liquido sinovial que nutre lubrifica as cartilagens articulares.
3.Cavidade articular: é o espaço entre as superfícies articulares, estando preenchido pelo líquido sinovial.
Fonte:http://www.icb.ufmg.br/mor/anatefis/introducao_Anatomia.htm;
Imagem tirada do livro: Histologia Básica
sexta-feira, 9 de março de 2007
Displasia coxofemoral
quinta-feira, 8 de março de 2007
Problemas nas articulações(parte 01)
- Displasia Coxo-Femoral: É uma má formação na articulação coxofemoral que faz a ligação entre a bacia e os membros traseiros. A má formação é devido as alterações nas estruturas que auxiliam na manutenção da articulação coxofemoral. Esta displasia ocorre mais freqüentemente em raças de grandes e em animais que possuem crescimento muito rápido. O animal que possui esta displasia sente muitas dores, anda imperfeito e isso tudo acaba afetando sua resistência.
Com sinais de displasia
quarta-feira, 7 de março de 2007
Artrologia(Estudo das articulações)
A parte fundamental da maioria das articulações são os ossos, porém podemos ter também um osso e uma cartilagem, ou duas cartilagens podendo formar uma articulação. O tecido fibroso e cartilaginoso é quem faz essa união para a formação de uma articulação.
Para definir os tipos de articulações, deve-se analisar a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam.
Tipos de articulações:
1. Fibrosas: Estas articulações estão unidas por meio de um tecido fibroso o qual impede os movimentos, estas, portanto são denominadas articulações imóveis ou fixas.
2. Cartilaginosas: Nestas articulações os ossos estão unidos por fibrocartilagens ou cartilagem hialina, ou seja, o tecido que se interpõe entre essas articulações é a cartilagem.
3. Sinoviais: Estas articulações têm a presença de um liquido intra-articular denominada sinóvia, ou liquido sinovial isto para que haja uma movimentação desejável. São denominadas articulações moveis ou verdadeiras.
Fonte: Anatomia dos Animais Domesticos vol.1 capitulo 3