quarta-feira, 23 de maio de 2007

"Blog concluido"

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Osteoartrite Canina

É uma doença degenerativa crônica que afeta os ossos e os tecidos moles das articulações, esta provoca muita dor e diminui a flexibilidade. Todas as articulações do corpo do animal podem ser afetadas pela osteoartrite, sendo mais comum nos seguintes locais:



Joelho
Cotovelo
Carpo ("punho")
Cadeira
Articulações entre as vértebras na espinha





A forma mais comum de osteoartrite é a secundária, que pode estar ligada à idade, machucados, inflamação ou obesidade,entre outros. Atualmente a osteoartrite canina ainda não tem cura, mas é possível tratar a dor e a inflamação.

A osteoartrite causa muita dor, alterando o comportamento do animal. EX:

*Rigidez
*Manqueira
*Relutância em se movimentar
*Reações de agressividade ou defesa ao toque
*Gemidos incomuns
*Tendência a ficar quieto num canto


Artigo tirado do site: www.merial.com.br


Comparação dos esqueletos das diferentes especies

1. Esqueleto de Bovino
2. Esqueleto de Equino
3. Esqueleto de Cão
4. Esqueleto de Caprino
5. Esqueleto de Suino


Fotos tiradas no laboratório da FAZU



quarta-feira, 4 de abril de 2007

Articulações Cartilaginosas(parte 02)

2.Sínfise(Articulações Fibrocartilaginosas): Estas articulações são as que os ossos estão unidos por fibrocartilagens. Inclui nesse grupo a sínfise púbica,estérnebras e articulações entre as vértebras. Nesas articulações há uma limitada e variável quantidade de movimentos.

Foto 01: As articulações presentes entre as vértebras é do tipo fibrocartilaginosas(discos intervertebrais).
Foto 02: Estas imagem ilustram claramente o disco intervertebral, que é uma articulação cartilaginosa do tipo fibroelastica



Foto 03: Sínfise Púbica

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Articulações Cartilaginosas(parte 01)

Vimos com a Professora Carol na aula de osteologia que o esqueleto dos animais é um conjunto de osso, cartilagens e ligamentos que interligam fomando a estrutura do corpo dos animais.




As articulações cartilaginosas estao unidas por fibrocartilagens ou cartilagem hialina, e a espécie de movimento e a quantidade destes estão relacionadas a formas articulares e a flexibilidade do meio de união.

Classificam-se nos seguintes tipos:

  1. Sincondrose(articulãção de cartilagem hialina): Este tipo de articulação é considerado temporário, pois a cartilagem hialina transforma-se em osso antes da idade adulta.(Vimos na aula de Ciências Morfológica com a Carol que a formação de um osso por meio de um tecido cartilaginoso origina um osso cartilaginoso, e este processo denomina-se ossificação endocondral).Nos animais jovens as epífases e diáfases de um osso longo estão unidas por uma placa epifisária cartilaginosa.A fusão ossea occorre na fase adulta e a articulação desaparece. A cartilagem hialina é substituida por osso quando acabar o crescimento do animal.

Ilustrações retiradas do livro: "Anatomia dos Animais Domésticos"

pag:34 e 35 vol.1

Foto1: Secção sagital das falanges de um potro


Foto2: Secção sagital da estremidade distal do terceiro metacarpo e extremidade proximal da falange do ptro de seis meses.



Legenda:


A-Diáfase do terceiro metacarpiano


B-Substância compacata(cortical)


C-Substãncia esponjosa


D-Epífase distal do terceiro metacarpiano


E-Cavidade articular


F-Lãmina de cartilagem episiária da extremidade proximal da falange proximal.


G-Diáfase da falange proximal

quarta-feira, 28 de março de 2007

Tipos de Suturas(parte 03)

3.Suturas Serreadas: possui bordas articulares unindo-se em linhas denteadas




Tipos de Suturas(parte 02)

2.Suturas Escamosas: possui bordas articulares encaixado-se em bisel

Tipos de Suturas(parte 01)

Aprendemos hoje(28/03/07) na aula da Carol sobre artrologia algo que esqueci de citar sobre as SUTURAS(articulações fibrosas do tipo sutura).



Estas por sua vez podem ser divida em 3 tipos:



  1. Suturas Planas: possui bordas articulares retilineas. EX: internasal

Exemplo de Articulações Fibrosas do tipo sinostose

Radio e Ulna

Tibia e Fibula


segunda-feira, 26 de março de 2007

Articulaçoes Fibrosas(parte 03)

3. Sindesmose: Nessa classe o meio de uniao entre os ossos é feito pelo tecido fibroso ou pelo tecido elástico e até mesmo os dois juntos. Exemplo disso ocorre nos corpos dos metacarpianos do cavalo.

O radio e ulna, tíbia e fíbula do cavalo são ossos em justaposição unidos por tecido fibroso que com o passar da idade do cavalo sofre um processo de ossificação denominado sinostose.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Articulaçoes Fibrosas(parte 02)

2. Gonfose: A gonfose não é corretamente considerada uma articulação,pois os dentes não fazem parte do esqueleto. Este termo,portanto é utilizado para a implantação dos dentes nos alvéolos.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Articulaçoes Fibrosas(parte 01)

Estas articulações estão unidas por meio de um tecido fibroso o qual impede os movimentos, estas, portanto são denominadas articulações imóveis ou fixas. Portanto, não apresentam cavidade articular. A maioria dessa articulações é temporaria, pois com o passar do tempo ocorre ossificação resultando numa sinostose.
Obs: Sinostose é a união óssea de ossos normalmente distintos.



Este tipo de articulação possui 3 principais classes:
  1. Sutura: Relacionado a articulações da cabeça que possuem ossos adjacentes que serão unidos por tecido fibroso(ligamentos suturais)


Fonte: Anatomia dos Animais Domesticos vol.1 cap03

terça-feira, 13 de março de 2007

A displasia coxofemoral está ligado a qual tipo de articulação?

A articulação coxofemoral é uma articulação do tipo sinovial. Pois estas articulações estão relacionadas na maioria das vezes a membros que possuem grande mobilidade, portanto deve haver um livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isso seria impossível se entre essas articulações possuísse um meio de ligação fibroso ou cartilaginoso, pois ambas possuem pequena mobilidade.


Algo a mais sobre as articulações sinoviais

As articulações sinoviais possuem outras três características básicas:



  1. Cartilagem articular: é a cartilagem do tipo hialino que reveste as superfícies em contato de uma articulação (superfície articular), ou seja, essa cartilagem articular é aquela que não foi ossificada, portanto possuem um aspecto liso e coloração esbranquiçada. Esta não possui vasos e nem nervos, isso faz com que sua nutrição torna-se precária ocasionando difícil regeneração no caso de lesões.

  2. Cápsula articular: esta é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial. Possuem duas camadas:

2.1 Membrana fibrosa (externa): Esta possui maior resistência por causa de alguns ligamentos existentes para reforçá-la.

2.2Membrana sinovial (interna): Esta é bastante vascularizada e com grande quantidade de nervos. Tem como função a produção do liquido sinovial que nutre lubrifica as cartilagens articulares.


3.Cavidade articular: é o espaço entre as superfícies articulares, estando preenchido pelo líquido sinovial.


Fonte:http://www.icb.ufmg.br/mor/anatefis/introducao_Anatomia.htm;
Imagem tirada do livro: Histologia Básica

sexta-feira, 9 de março de 2007

Displasia coxofemoral

Nesta imagem podemos observar novamente uma articulação com e sem displasia coxofemoral.
Lembrando: Esta articulação liga a bacia aos membros traseiros do animal.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Problemas nas articulações(parte 01)


  1. Displasia Coxo-Femoral: É uma má formação na articulação coxofemoral que faz a ligação entre a bacia e os membros traseiros. A má formação é devido as alterações nas estruturas que auxiliam na manutenção da articulação coxofemoral. Esta displasia ocorre mais freqüentemente em raças de grandes e em animais que possuem crescimento muito rápido. O animal que possui esta displasia sente muitas dores, anda imperfeito e isso tudo acaba afetando sua resistência.





Sem sinais de displasia











Com sinais de displasia

Fonte:http://dosfluentes.planetaclix.pt/displasia1.htm

quarta-feira, 7 de março de 2007

Artrologia(Estudo das articulações)

Articulações

Formada pela união de dois ou mais segmentos ósseos ou cartilagens por outro tecido.
A parte fundamental da maioria das articulações são os ossos, porém podemos ter também um osso e uma cartilagem, ou duas cartilagens podendo formar uma articulação. O tecido fibroso e cartilaginoso é quem faz essa união para a formação de uma articulação.
Para definir os tipos de articulações, deve-se analisar a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam.
Tipos de articulações:
1. Fibrosas: Estas articulações estão unidas por meio de um tecido fibroso o qual impede os movimentos, estas, portanto são denominadas articulações imóveis ou fixas.
2. Cartilaginosas: Nestas articulações os ossos estão unidos por fibrocartilagens ou cartilagem hialina, ou seja, o tecido que se interpõe entre essas articulações é a cartilagem.
3. Sinoviais: Estas articulações têm a presença de um liquido intra-articular denominada sinóvia, ou liquido sinovial isto para que haja uma movimentação desejável. São denominadas articulações moveis ou verdadeiras.

Fonte: Anatomia dos Animais Domesticos vol.1 capitulo 3